segunda-feira, 5 de julho de 2010

Série C 2010/ Grupo A/ O autêntico "Grupo da Morte"...


Muito tem se falado nos últimos anos sobre o buraco que o futebol paraense entrou e do qual a muito tempo não consegue sair. Desde 2005 o estado do Pará não consegue ser representado por clube algum na divisão de elite do futebol nacional e a situação tem apenas piorado com o passar do tempo. Mas a verdade é que o ano de 2009 não foi tão decepcionante, tendo em vista que mesmo não conseguindo o acesso a equipe do Paysandu ao menos conseguiu se manter na Série C, onde também estão presentes o Águia de Marabá e o recém promovido São Raimundo de Santarém que conseguiu seu acesso depois de uma brilhante campanha na primeira edição do Campeonato Brasileiro Série D, do qual se sagrou campeão apesar de todas as dificuldades financeiras encontradas ao longo do caminho. O que venho tentando deixar claro neste post é o imenso esforço que a CBF vem fazendo para que as equipes de futebol do Pará continuem no fundo do poço.
  • A Diretoria de Competições da CBF criou no ano passado a Série D, com a clara intenção de dar mais visibilidade e importância à Série C, tanto que o número de clubes na disputa diminuiu de um ano para o outro de 64 para apenas 20, dando assim muito mais força à competição.
  • O problema é que o formato de disputa na verdade deveria ser por pontos corridos, com a CBF bancando o transporte de todas as equipes.
  • É aí que aparece o grande erro: A regionalização da competição, com as 20 equipes sendo divididas em quatro grupos de cinco.
  • Essa regionalização impede que os três representantes paraenses consigam o acesso na mesma temporada.
  • Assim o Grupo A, intitulado no começo como o "Grupo da Morte" ficou com os seguintes participantes: Paysandu-PA, Águia-PA, São Raimundo-PA, Rio Branco-AC e Fortaleza-CE, todos os cinco com elencos montados com um só objetivo: Conseguir o acesso à Série B do próximo ano.
  • O último colocado desse fortíssimo Grupo A obrigatoriamente será rebaixado, sendo que na teoria as cinco equipes da chave tem totais condições de acesso.
  • Sendo assim uma equipe que poderia disputar dignamente uma Série B em 2011 vai amargar o rebaixamento à Série D.
  • Ou seja, "o bicho vai pegar!" Literalmente.
Então dia 17 de Julho terá início a acirrada batalha entre as equipes do Grupo A do Brasileirão Série C pelas escassas duas vagas à segunda fase e também a luta para não terminar o ano rebaixado à Série D. (Obs. Nos próximos dias até antes do início da competição farei a análise dos cinco times integrantes do grupo A).

Nenhum comentário:

Postar um comentário