quarta-feira, 1 de junho de 2011

Messi, um craque superestimado

Após marcar o importante gol que ajudou o Barcelona a garantir mais um título da UEFA Champions League, o craque Argentino Lionel Messi foi alçado pela imprensa mundial, principalmente a imprensa argentina, a um patamar que acredito ainda estar muito longe de ser alcançado. Refiro-me ao nível de Maradona, difícil de ser superado, mas ao alcance de Messi. Agora utopia absoluta seria imaginar o argentino do Barcelona chegando aos pés do Rei do futebol: Pelé. O início dessa semana foi repleto dos mais diversos comentaristas levando em consideração essa hipótese. Muitos deles deram bastante ênfase à baixa idade e aos muitos títulos conquistados por Messi nesse curto espaço de tempo, mas a verdade é só uma: Messi poderá até ser comparado a Pelé, mas para que eu concorde com essa comparação, ele ainda tem que conquistar no mínimo três Copas do Mundo, chegando pelo menos perto de fazer 1000 gols como profissional. Essa é a condição para que eu pelo menos entre na discussão, qualquer coisa a menos, que é o mais provável, prova que Rei do futebol só tem um, e que para nossa felicidade, nasceu no Brasil. Só pra servir de base para seu raciocínio veja a incrível lacuna que separa Pelé de Messi: Pelé aos 17 anos já era Campeão do Mundo com o Brasil, sendo muito importante na trajetória da conquista. Messi já disputou 2 Copas do Mundo e nunca passou das 4ªs de Final. Pelé aos 23 anos: 615 gols; Messi aos 23 anos: 205 gols. Fiz tudo isso não por achar que Messi não seja um grande craque e atualmente o melhor jogador do mundo. Só acho que o argentino tem sido muito superestimado pela imprensa mundial, ele realmente já está entre os maiores jogadores da história e com potencial para crescer muito mais e ainda conquistar muitos títulos, mas será muito difícil que ele chegue pelo menos aos pés de Pelé.

2 comentários:

  1. Concordo com teu post. O Messi é um craque (isso é inegável), mas não acho tudo isso que dizem. Na minha opinião, não por ser brasileiro, mas atualmente acho que o Neymar Jr é até melhor que ele, ou no mesmo nível. Alguns vão dizer que sou louco por dizer isso, mas é só ver... Messi desde sempre treinou numa estrutura muito superior, e joga ao lado de estrelas do futebol europeu. Enquanto que Neymar Jr treinou numa estrutura boa, mas não comparável à do Barcelona, e tem que jogar do lado de Zé Eduardo, de Elano (que joga muito, mas não creio que tanto quanto os meias do Barcelona). Em resumo, acho o Messi craque também, mas não tudo isso. E acho que existem jogadores melhores que ele.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, ele é um craque, mas acho que a imprensa dá uma dimensão muito maior pra tudo o que ele faz, deveriam lembrar que Messi não joga sozinho, pelo contrário, tem ótimas companhias ao seu lado no Barcelona. É só ver como o rendimento dele cai bastante quando ele joga pela Seleção Argentina.

    ResponderExcluir